Aeroclube

sede aeroclube são miguel

Nos primeiros anos da década de 1980 o grupo de pessoas interessadas em aviação composto pelos senhores  Amadeu Bertuol – aluno de pilotagem de planador, Clovis Renato Pohlman - piloto privado, Edison Zanetti – piloto privado , Galdino Marchesan – piloto privado, José Manuel Gomes Garrido – piloto de planador e Luiz Antonio Dal Magro – piloto comercial e instrutor de pilotagem de planador e de avião, começaram a reunir-se com fins de fundar um aeroclube em São Miguel do Oeste – SC.

Tais reuniões se prolongaram até o início de 1985, quando após tratativas com o Departamento de Aviação Civil - DAC, foi realizada em 05 de março de 1985 a Assembleia de fundação do aeroclube nas instalações da Concessionaria Ford (Gransotto Veículos), denominando-o de AEROCLUBE DE PLANADORES DE SÃO MIGUEL DO OESTE.

Foram 28 os sócios fundadores que elegeram a primeira diretoria tendo como Presidente Luiz Antonio Dal Magro e Vice-Presidente Miguel Ângelo Gobbi.

De imediato foi criado um plano de capitalização de 12 meses entre os fundadores e no dia 06/03/85 foi adquirido do Aeroclube de Ijuí-RS um planador usado para instrução o Kookaburra PP-ZPC, nossa primeira aeronave.

Em 27 de abril de 1985 foi transladado em voo o Kookaburra desde Ijuí, e naquele sábado fizemos os primeiros voos de planador no oeste de Santa Catarina.

A seguir, a diretoria conseguiu a doação pela prefeitura de São Miguel do Oeste, em ato do prefeito Luiz Basso, de um terreno adjacente a ao Aeroporto Municipal Hélio Wassun.

Em agosto de 1985, com projeto doado pelo engenheiro Vilmo Gaspodini, iniciou-se a construção do hangar.

Em 20 de abril de 1986, inauguramos o hangar, com uma festa onde além de representantes de diversos aeroclubes e autoridades locais, contamos com a presença do Cel. Av. Luiz Gonzaga da costa LAND, Chefe da Divisão de Aerodesporto do DAC e do Maj. Av. Cesar Augusto Harres, Chefe do SERAC V. Nesta cerimônia estas autoridades federais nos comunicaram a cessão pelo DAC de um Paulistinha P-56R Rebocador e dois planadores KW-1 Quero-quero.

Já então estávamos, pelo DAC, autorizados a funcionar e ministrar curso de pilotagem de planador e havíamos ministrado instrução teórica para a primeira turma de alunos, fazendo que conseguíssemos de imediato iniciarmos as aulas de voo. Em 1986 o aeroclube participou com destaque dos seus primeiros campeonatos de planadores competindo no Sul Brasileiro e Nacional.

Em 1987 construímos uma pequena sede social com doações do comercio migueloestino. Na década de 90 pelo esforço das senhoras Marivane Bernadete F. Dal Magro e Vanda M. Agostini, com os recursos provindos de jantas nas quartas-feiras promovidas por elas, a sede social foi ampliada, modernizada e equipada com cozinha adequada.

Em abril de 1988 adquirimos um Ultraleve MX-II para implementarmos uma escola de aviação leve, que se concretizou somente em 1996 com a aquisição de um Fox-IV. Em 1989 ampliamos o Hangar I em cerca de 30%, o funcionamento do aeroclube, alguns associados adquiriram aeronaves e necessitavam de hangaragem.

Em 1990 adquirimos um planador SZD-50-3 Puchacz através de recursos do aeroclube e de empréstimo sem custos e interesses financeiros de alguns sócios. Em 1993 recebemos a cessão de um rebocador novo AB180RVR Aero Boero. No ano de 1999 foi criado o departamento de aeromodelismo que implantou a atividade no extremo oeste catarinense, dando condições para que em 2022 surgisse, com nosso apoio, um clube específico de aeromodelismo.

Em 2012 recebemos, por doação do Luiz Antonio Dal Magro, o pequeno hangar (Hangar II) que ele havia construído em 1987. Em 2013, com recursos próprios, foi adquirido um avião leve Coyote II para a Escola de Piloto Aerodesportivo. Em 2019, por doação da ANAC, recebemos em AMT 200 Super Ximango.

 Na virada da década, já em 2021, recebemos mais um KW-1 Quero-Quero. Em 2022 Foi ampliado o Hangar II permitindo agora a hangaragem mais um avião. Atualmente o aeroclube oferece curso de pilotagem de planadores e curso de pilotagem de aviões leves, além de fornecer aos sócios aeronaves pra a prática de volovelismo, bem como voo em aviões leves.

A instalação do aeroclube trouxe um desenvolvimento significativo na atividade aeronáutica no extremo oeste catarinense. Na época de sua fundação não havia nenhuma aeronave na região. Hoje São Miguel do Oeste é base operacional de cerca de 25 aeronaves entre aviões e planadores. Além disso temos ex-alunos no comando de aviões de linha aérea, pilotos e proprietários de empresas táxi aéreo e pilotos e proprietários de aviação agrícola.

 

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