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O Puchacz foi projetado por Dipl-Ing Adam Meus com base no protótipo SZD-50-1 Dromader. Pretendia-se utilizar como sucessor do popular Bocian para treinamento. Seu primeiro voo foi em 13 de abril de 1979.

Sendo um biplace moderno, versátil e de preço moderado, com boas qualidades de manobrabilidade no solo e no ar, o Puchacz tornou-se um planador de dois lugares muito popular em diversos países, tanto para instrução ab-initio quanto acrobática.

O Puchacz tem uma construção protegida por tinta de poliuretano em vez do acabamento de gelcoat mais comum. Embora seja principalmente de fibra de vidro, a fuselagem tem duas molduras de madeira como ponto de conexão para as asas e trem de pouso. A montagem envolve a inserção de um único pino principal para prender as asas no lugar e um pino de travamento com mola para o estabilizador horizontal. Os freios aerodinâmicos abrem acima e abaixo das asas e são extremamente eficientes em comparação com outros planadores, permitindo voos muito íngremes.

Seus assentos são em tandem (frente a frente) para os dois ocupantes, com o assento dianteiro sendo usado para voos solo. Os pedais dianteiros do leme de direção e a estrutura do assento traseiro são ajustáveis.

O Puchacz atende aos requisitos de certificação e é aprovado para acrobacias, incluindo voo invertido e manobras de rolamento.

Dados de Jane's All the World's Aircraft 1988-89

  • Tripulação: 2
  • Comprimento: 8,38 m
  • Envergadura: 16,67 m
  • Altura: 2,04 m
  • Área da asa: 18,16 m²
  • Alongamento: 15,3
  • Perfil da asa: NN-8
  • Peso vazio: 370 kg
  • Peso máximo de decolagem: 570 kg

  • Velocidade de estol: 60 km/h
  • Nunca exceda a velocidade: 215 km/h
  • Limites de g: +5,3 -2,65
  • Razão máxima de planeio: 32
  • Melhor velocidade de planeio: 85 km/h
  • Taxa de afundamento: 0,7 m/s
  • Velocidade mínima de afundamento: 75 km/h
  • Carga alar: 31,4 kg/m²
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