O Puchacz foi projetado por Dipl-Ing Adam Meus com base no protótipo SZD-50-1 Dromader. Pretendia-se utilizar como sucessor do popular Bocian para treinamento. Seu primeiro voo foi em 13 de abril de 1979.
Sendo um biplace moderno, versátil e de preço moderado, com boas qualidades de manobrabilidade no solo e no ar, o Puchacz tornou-se um planador de dois lugares muito popular em diversos países, tanto para instrução ab-initio quanto acrobática.
O Puchacz tem uma construção protegida por tinta de poliuretano em vez do acabamento de gelcoat mais comum. Embora seja principalmente de fibra de vidro, a fuselagem tem duas molduras de madeira como ponto de conexão para as asas e trem de pouso. A montagem envolve a inserção de um único pino principal para prender as asas no lugar e um pino de travamento com mola para o estabilizador horizontal. Os freios aerodinâmicos abrem acima e abaixo das asas e são extremamente eficientes em comparação com outros planadores, permitindo voos muito íngremes.
Seus assentos são em tandem (frente a frente) para os dois ocupantes, com o assento dianteiro sendo usado para voos solo. Os pedais dianteiros do leme de direção e a estrutura do assento traseiro são ajustáveis.
O Puchacz atende aos requisitos de certificação e é aprovado para acrobacias, incluindo voo invertido e manobras de rolamento.